[ INTERCULT ] PROJETO DE VIDA: O SILÊNCIO DO MEU SONHO FAZ BARULHO…

Olá, Carinhas! Tudo bem? Vocês sabem que sou apaixonada por projetos que inspirem outras pessoas em busca de um futuro melhor. E é claro, vim compartilhar com vocês um projeto maravilhoso realizado pelo mestrando Josimar Soares, da UEPB. O PROJETO DE VIDA: O SILÊNCIO DO MEU SONHO FAZ BARULHO… alcançou diversos estudantes do ensino médio, logo abaixo compartilho com vocês as palavras de Josimar a respeito de como esse trabalho aconteceu!

O PROFESSOR FALA… O PROFESSOR FAZ

“O projeto pedagógico “O silêncio do meu sonho faz barulho” de autoria do professor Mestrando Josimar Soares da Silva está sendo desenvolvido na Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Elpídio de Almeida desde o mês de fevereiro de 2018 até a presente data. O projeto conta com a participação de mais de 800 alunos do Ensino Médio Regular e Técnico.

O projeto tem como principal objetivo desenvolver o Projeto de Vida dos Estudantes, ou seja, incentivar os alunos/as para irem em busca de seus sonhos, anseios, objetivos, metas, etc. Visando um futuro melhor e com isso favorecer ao melhoramento do desempenho do estudante na escola, na sociedade e para a vida. Além disso, nas aulas destinadas ao projeto trabalhamos com diversos temas, dentre eles temos: Violência; Tipos de violência; Dinâmicas de grupo; Bullying, Ansiedade, Depressão, Suicídio, Suicídio infanto-juvenil, Automutilação, Desafios da internet, Profissões; Mercado de trabalho, Motivação; Família, Sociedade; Escola, saúde mental; educação emocional; etc.

O desenvolvimento do projeto se dá por meio de um encontro semanal que totaliza duas aulas de 50 minutos, que são realizadas juntamente com as disciplinas da parte diversificada do currículo. As aulas do projeto seguem a seguinte metodologia: oficinas; debates; mesas-redondas; palestras; pit-stop; apresentações culturais; música; dança; dramatização; produção de curta-metragem; produção de cartazes; campanhas; etc. Além de contar com algumas parcerias, a saber: médicos; psicólogos, psicopedagogos, enfermeiros, professores, psiquiatras, etc.

 

No decorrer de mais de um ano de projeto já percebemos maior interesse dos jovens em participar dos processos seletivos das universidades (ENEM), maior rendimento nas aulas, notas altas, estágios em empresas, colaboração nas atividades da escola, menor taxa de evasão no Ensino Médio, participação em cursos extras, maior interesse em buscar seu alto profissionalismo, além de serem protagonistas de suas histórias.”
                                                                                                                 Escrito por Josimar Soares

 

Sensacional não acham? Esse projeto demonstra o interesse de muitos professores em buscar o melhor pela e para educação. Sabemos que não é fácil, mas nos  unindo tudo é POSSÍVEL.

 

1 comentários em “[ INTERCULT ] PROJETO DE VIDA: O SILÊNCIO DO MEU SONHO FAZ BARULHO…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *