04/11/2018

Resenha|| Abominável coração



Título: Abominável Coração
Editora: Chiado Editora
Autor: Tiago Picoloto
Páginas: 553



William acredita que todas as garotas com quem ele se relaciona amorosamente, morrem em um curto período. Sempre foi assim e ao que parece, sempre será. No entanto, após se mudar várias vezes com a sua mãe, aos dezessete anos, ele finalmente se dá conta dessa realidade, pois até então vinha perdendo contato com as garotas de seu passado.
Contando com a ajuda de seus amigos, ele trilha um árduo caminho no intuito de descobrir a origem dessa aparente maldição. Desesperado em poder ter uma vida comum, como todos os outros, ele acredita cegamente que essa sequência macabra não pode ser apenas uma coincidência.

Recebi este livro em parceria com o autor Tiago, e fiquei curiosa para ler essa mistura de suspensa sobrenatural que encontrei na premissa. Apesar de ter colocado tanta expectativa no livro, esperava um pouco mais. Por outro lado, tenho que render a uma escrita tão boa quanto essa que mistura o suspense e o sobrenatural em uma única trama.

A vida de Wiliam não é nada fácil, principalmente em suas relações amorosas. As pessoas que ele ama sempre acabam morrendo de um jeito inexplicável; e ele começa a desconfiar de tudo, quando perde a ex e a atual namorada em um tempo curto de tempo. Ele se vê desolado em meio a tudo que lhe acontece, mas sabe que os seus amigos (Lucas e Barata) estarão ali para ajudar superar mais essa.

A sua mãe é a única mulher em sua vida que não morre, seria azar ou sorte? Já o seu pai morreu quando ele, ainda era bem novo. Uma das coisas que me deixou triste é ver que o Wiliam namora uma terceira vez, e a garota morre também. Eu não sei se saberia lidar com tantas mortes assim. Em um período curto de tempo. Afinal, perdi meu pai este ano e está sendo bem difícil.

Wiliam e seus amigos montam um grupo para investigar essas mortes, com a promessa de que o garoto não iria se envolver mais com ninguém até resolver o caso. Seu plano não dá muito certo, porque ele conhece Ana Clara, ambos ficam muito próximos e o jovem revela tudo que lhe aconteceu. Clara desconfia sobre essa maldição que cerca a vida do garoto, e entra para o grupo com o intuito de ajudá-lo. A dúvida é: por que todas as garotas morrem quando se relacionam com Wiliam?

Durante essa leitura, senti uma intertextualidade muito forte com a obra IT- a coisa. O ar sobrenatural, a formação do grupo com o intuito de desvendar o mistério por trás das mortes. O ponto positivo na obra são as personalidade bem definidas dos personagens, principalmente, do protagonista. Mas senti que foram páginas demais e algumas pontas soltas. Personagens secundários continuaram na superficialidade, senti falta de um desenrolar de núcleo para eles.

Alguns acontecimentos também ficam sem explicação. Algo acontece com Ana clara e ficamos nos perguntando o "q" daquele acontecimento. Todavia é um enredo que desperta o desejo para ler e descobrir mais a medida que os capítulos se desenrolam. 

Peguei-me refletindo sobre a escolha do público, pois acredito que os jovens se agradariam mais que os adultos, pois o desenrolar da narrativa fica na superfície para os personagens secundários. A ideia trazida pelo autor é forte, e para um camalhaço de mais de 500 páginas poderia ter sido melhor trabalhado nesse aspecto.

Continuo a acreditar em nossa literatura nacional, pois livros como este nos provam que nossos autores são criativos e sabem como produzir boas narrativas que prendem o leitor. Portanto, recomendo a obra para um público mais jovem que se sente atraído por esse tipo de trama, vale à pena conhecer a mistura do suspense e do sobrenatural.







Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.