07/08/2018

Resenha|| Além da amizade, Clara Alves


"Às vezes passamos a vida inteira sem notar que a pessoa que vai nos fazer feliz está bem do nosso lado."
Título: Além da amizade
Autora: Clara Alves
Editora: Independente
Ano: Páginas: 
Compre: AQUI    
   
Aquele poderia ser um dia como outro qualquer – mas, tão inusitado quanto uma frente fria no verão carioca, aquele sábado estava longe de ser banal. É por causa do seu rumo inesperado que Anna Schwartz se vê entrar em uma nova (e não tão boa) fase de sua vida adolescente. Dentre tantas mudanças, porém, seus novos sentimentos pelo melhor amigo podem estar no topo da lista de problemas. No meio do caos que sua vida se tornou, Anna descobre, da pior maneira possível, que as escolhas certas raramente são as mais fáceis de serem feitas.


Além da amizade é um young adult muito gostoso de se ler. O enredo se passa, basicamente, em um ambiente escolar na cidade do Rio de Janeiro, onde Anna convive com seu irmão Douglas, sua melhor amiga Julie, seu namorado David e seu melhor amigo (e irmão do seu namorado) Nathan. Todos eles estão na melhor fase da vida: a adolescência. Descobrindo sentimentos, sentindo emoções, criando aventuras.

Certo dia, as coisas mudaram e a vida deu uma sacudida na Anna. Ao chegar na casa do namorado, ela o pega a traindo com outra garota. A traição é dolorosa e apesar de sentir que não amava o namorado o suficiente, a sensação de decepção é grande e, ela encontra nos amigos e no irmão o apoio que precisa para seguir em frente.
"Nunca houve um momento, em toda a minha vida, em que eu tivesse me sentindo tão mal quanto naquela hora. Era uma tristeza diferente: não era mágoa, era decepção."
Como se isso não fosse suficiente, Anna descobre que a situação entre os seus pais não está as mil maravilhas, e para completar ela começa enxergar o Nathan de outras formas. Aquele que sempre foi seu porto seguro, o cara mais lindo da cidade a seus olhos, passa a ser também aquele capaz de fazer seu coração acelerar.

As coisas vão ficando cada vez piores na vida da Nina, pois os seus pais decidem se divorciar. Ela e Nathan tem uma briga feia e acabam se afastando. Ela percebe então que aconteceu o que ela mais temia: perdeu a amizade do seu melhor amigo.

Nesse tempo surge Gustavo, um garoto novo na escola que além da beleza possui um carisma envolvente e chama a atenção dela. Dividida entre os seus sentimentos por Gustavo e o ciúme que sente de Nathan, a jovem começa a perceber que talvez o amor que sente pelo Nathan não seja amor de amigo. Nem passageiro. Antes que toda essa bagunça tenha conserto para Nina e para os que a rodeia, ela vai ter que lutar para recuperar seus amigos, o carinho dos seus pais e decidir quem realmente ela ama.


"Não dá pra gente acreditar que nunca vai ser decepcionado ou decepcionar alguém. Faz parte da vida. E viver com medo disso... É praticamente ter medo de viver e ser feliz, né?"
Me identifiquei muito com a personagem, em alguns momentos, em especial quando ela descobre a traição. Acredito que trair não é uma questão de escolha, mas sim de caráter. Você pode sim se apaixonar por outra pessoa, mas em minha opinião, você precisa ser decente o suficiente para ser sincero e aberto, porque na traição o que mais machuca é a decepção que sentimos por alguém em quem tanto confiamos. Em outros achei a Nina bem chatinha, mas o que? Estamos falando de adolescentes. Por outro lado, a Nina me parecia bem madura e suas atitudes bem reais.

Além da amizade foi uma leitura fácil e fluida. Leve, ideal para quem está saindo de uma ressaca literária ou para quem quer apenas uma leitura suave para passar o tempo. Mas cuidado, nas entrelinhas a autora deixou algumas lições valiosas que te farão refletir bastante. Acredito que nunca fiz uma resenha com tantos quotes. Não foi por falta de conteúdo, isso eu garanto, foi pelo fato de tanta coisa linda esta escrita nessa história. Se você se sentiu atraído por esse YA sensível, mas repleto de drama e muito amor, eu recomendo: Leia. Essa é uma leitura que vale muito a pena.

A edição está lindíssima e a capa bastante instigante. Também gostei muito da revisão e diagramação, em resumo, amei esse livro. 

"Os obstáculos existem, sim, mas é a tua força de vontade que determinará o final dessa história." 
SOBRE A AUTORA




Nascida em 1993, Clara Alves é carioca e apaixonada pela literatura desde que se entende por gente. Escreveu seu primeiro livro aos oito anos, mas foi só em 2008 – quando conheceu o mundo mágico dos fóruns de escrita do Orkut – que passou a levar o sonho mais a sério. Para ela, ser escritora vai além de uma simples profissão: é uma missão de vida.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Olá, "Além da Amizade" parece que vai entrar na minha lista também. Gosto de livros que me identifico com a personagem. Eu concordo com a questão de que traição mostra muito sobre a ausência de caráter de alguém, mas eu também acho que tem a ver com escolha, acho que as pessoas escolhem errar ou acertar. Adorei o blog e estou seguindo na verdade!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gostei do enrendo, me parece mostrar bem o cotidiano real da maioria dos adolescentes. Qto a traição há controvérsia nem sempre é por falta de caráter.. .😏
    Parabéns pela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura assim tanto!

    Adoro quando a leitura e fluida e o enredo interessante. Que ótimo que as pesonagens também cativam!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da história, acho que curtiria bastante a leitura e a forma como a personagem vai descobrindo seus verdadeiros sentimentos por alguém que estava ali o tempo todo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Achei o interessante o ernedo, parece ser uma trama que retrata bem o cotidiano de boa parte dos adolescente. Eu não conhecia esse livro, achei a capa e premissa legais, os personagens parecem ser cativantes. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.